Beleza

09/01/2017 08h00

Transição capilar

Saiba como fazer a tendência do momento em seus cabelos

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Cacho

Se você tinha cabelos cacheados, recorreu a técnicas de alisamento e agora quer seus cachos de volta, pode fazer transição capilar nos fios

Você já ouviu falar neste método que algumas famosas estão adotando? Saiba o que é, conheça quem fez, aprenda como o processo é feito e principalmente como usá-la em cabelos cacheados.

Não ao alisamento

Se você tinha cabelos cacheados, recorreu a técnicas de alisamento e agora quer seus cachos de volta, pode fazer transição capilar nos fios. E é exatamente isso que muitas mulheres estão fazendo, entre famosas e anônimas.

O método nada mais é do que dar adeus às químicas de alisamento, deixando seu cabelo cacheado voltar ao normal. É um momento de transição para seus fios, de aceitação do que eles realmente são, por isso o nome.

Quanto tempo dura a fase?

A fase de transição capilar não tem período certo de duração, pois vai depender do cabelo, isto é, do tempo de crescimento e da química utilizada para alisamento. Quanto mais fortes forem os produtos, mais influência eles têm nos fios.

A transição começa no momento em que a pessoa decide parar de alisar o cabelo e pode durar alguns meses, dependendo da atitude também. Há mulheres que preferem cortar as madeixas radicalmente, enquanto outras apenas esperam a raiz crescer para ir cortando aos poucos os fios.

As mulheres que optam por cortar os cabelos sem esperar a raiz crescer são adeptas do Big Chop, ou seja, em inglês, Grande Corte. É preciso estar ciente de que, até que os fios cresçam, eles ficarão bem curtinhos, com um corte estilo masculino.

O que devo fazer na transição?

Quem opta por fazer transição capilar sabe que os cabelos podem ficar com tipo indefinido por um tempo, ou seja, nem liso e nem cacheado. A solução, nesse caso, é esperar que eles cresçam e escolher opções para que eles fiquem sempre bonitos:

  • Alisamento com chapinha, sempre com protetor térmico;
  • Técnicas de texturização, que ajudam a cachear os fios, como bobes ou plopping;
  • Cacheamento com babyliss, utilizando produto termoativo ou creme para pentear. Só faça com o cabelo totalmente seco;
  • Penteados diversos, como coque, rabo de cavalo, etc.

Além disso, é importante seguir o cronograma capilar, ou seja, utilizar técnicas para manter os fios sempre bonitos e saudáveis. É um trio de atitudes: nutrir, reconstruir e hidratar. Todas as mulheres deveriam fazer isso, mas especialmente quem está passando por transição capilar, pois existe quebra de cabelos.

E há um motivo para isso: o fio que está crescendo é forte, enquanto o que está quimicamente tratado é frágil. Quando eles se encontram, esse ponto é ainda mais fraco, então ocorre rompimento com o toque dos dedos, do pente ou da escova.

Como fazer reconstrução?

A reconstrução dos fios, para que eles cresçam fortes, não precisa ser feita em salão de beleza, a pessoa pode fazer o processo em casa mesmo. Para isso, deve utilizar máscaras que possuem característica antiquebra, ou então queratina líquida, que é mais potente.

A aplicação da máscara diretamente nos fios faz com que eles recebam uma alta carga de proteína, agente reconstrutor.

As outras etapas recomendadas para deixar os cabelos bonitos e saudáveis sempre, mas especialmente durante a transição capilar, são: nutrição e hidratação. Seus resultados são imediatos e amenizam o problema de ter cabelos com tipo indefinido, com aparência nem lisa nem cacheada.

Para fazê-las, a pessoa pode comprar máscaras que nutrem e/ou hidratam, facilmente vendidas em supermercados, drogarias, lojas de cosméticos e salões de beleza. Porém, se você precisa de uma hidratação mais profunda, pode recorrer aos óleos vegetais, com uso direto no couro cabeludo ou misturado ao creme da máscara.

Quem apostou nessa técnica?

Há pouco nós citamos que algumas famosas viraram adeptas da tendência do momento, a transição capilar. Contudo, não citamos quem apostou nos cachos novamente. Agora é a vez de citar seus nomes:

As atrizes Sheron Menezes, Taís Araújo e Jéssica Ellen são exemplos, assim como a Miss Brasil Raissa Santana e a youtuber Ninna Gabriela.

Tendo conhecimento dessas informações, você pode perder o medo de voltar a ter seus cachos de volta, assumindo seu visual original. Boa sorte!

X