Saúde Integral

26/12/2016 09h00

Chás gelados, excelentes opções para o verão

Receitas para refrescar-se contra as altas temperaturas da estação

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Ch%c3%a1

Abaixo você confere alguns exemplos de chás gelados deliciosos e que fazem bem à saúde.

Os chás gelados são excelentes opções para refrescar o organismo, prevenir desidratação e dar um gostinho especial à água ingerida durante os dias mais quentes do ano.  Além disso, são bebidas de baixa caloria, ao contrário de sucos industrializados, refrigerantes e isotônicos, que são ricos em açúcares e conservantes. Por esses motivos, recomendamos que você prepare chás de forma natural, sem adicionar produtos artificiais, como corantes e substâncias ricas em sódio.

Comece fazendo a infusão

Deve-se começar a preparação dos chás gelados sempre pela infusão. Ela é feita colocando-se ervas, folhas ou cascas, podendo ser secas ou frescas, em água fervente. A mistura deve ficar descansando na panela por uma hora ou mais, depois é preciso colocá-la na jarra ou copo e deixar o recipiente na geladeira pelo mesmo tempo, pelo menos.

Depois que os chás descansarem por pelo menos duas horas e estiverem em temperatura refrescante, é hora de servir. Você ainda pode adicionar cubos de gelo, açúcar ou adoçante, mas a preferência, caso seja necessário incluir algum ingrediente doce, é o mel (uma colher de chá) ou a stevia.

Exemplos para você se inspirar

Abaixo você confere alguns exemplos de chás gelados deliciosos e que fazem bem à saúde.

Chá verde com limão: quando se adiciona o fruto ao chá verde, suas propriedades são aumentadas. Assim, há maior aceleração do metabolismo e queima de gordura.

Chá de erva doce: é excelente para proteger o estômago e os rins, além de combater o estresse e os gases. Deve ser tomado, de preferência, à noite, antes de se deitar.

Chá de hortelã: muito fácil de ser encontrado em saquinhos prontos para infusão, o chá de hortelã também pode ser preparado com as folhas frescas (é muito mais gostoso). Além de ser uma bebida refrescante, fazer chás gelados de hortelã é uma forma de depurar o sangue e combater mau-hálito.

Chá de casca de abacaxi: se você adora comer abacaxi, mas sempre despreza as cascas, pode fazer um delicioso chá com elas. Lave-as muito bem para elaborar a preparação, que é diurética, combate inchaços, pressão alta e até ajuda a emagrecer. E o melhor: já é doce o suficiente, sem necessidade de adoçar.

Chá mate: Muito saboroso e supersaudável, principalmente pela propriedade antioxidante. Previne o envelhecimento e reduz o colesterol ruim.

CHÁ DE GENGIBRE

Falamos anteriormente do suco de casca de abacaxi, que ajuda a emagrecer por ser uma fruta diurética. O chá de gengibre age da mesma forma, além de ser anti-inflamatório e rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Por isso, merece um tópico especial.

E mais: o chá de gengibre é uma substância que reduz dores musculares provocadas pelos treinos e exercícios físicos. Assim, reduz o tempo de recuperação dos atletas, pois repara os músculos e a inflamação provocada por exercícios intensos.

Para que você possa fazer chá de gengibre, a receita é muito fácil, assim como os outros chás gelados que citamos. Você só precisa ferver uma panela de água e acrescentar o gengibre (quatro rodelas da raiz ou uma colher de chá da substância ralada). Deixe descansar por dez minutos e depois coloque para gelar pelo tempo especificado anteriormente.

E mais: para potencializar os resultados do gengibre, você pode acrescentar rodelas de limão, que é desintoxicante, também rico em vitamina C, possui baixas calorias e combate inchaços.

Porém, recomenda-se que gestantes não façam a ingestão de chá de gengibre, pois a bebida pode afetar os hormônios e favorecer abortos. Pessoas com hipertireoidismo também estão contraindicadas, pois o chá aumenta o metabolismo, que já é acelerado. Dessa forma, a perda muscular pode ser significativa.

Inspire-se!

Como citamos anteriormente, mencionamos alguns exemplos de chás gelados para você se inspirar e criar os seus. Use a sua criatividade, faça combinações e refresque-se com muita saúde!

X