Planeta

26/12/2016 08h00

Decorando com Paletes

Confira ideias de decoração e fabricação de móveis com a utilização de paletes e transforme sua casa de modo sustentável e sem gastar muito

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Palete

Os paletes podem dar origem a mesas para área interna ou externa, painéis para televisão, jardineiras verticais, criado-mudo. A variedade é imensa!

A utilização de paletes para decoração e fabricação de móveis é recente, seguindo a onda da sustentabilidade. Mesmo utilizando madeira reciclada é possível decorar sua casa com qualidade, charme, inovação, bom gosto e muita versatilidade.

Os paletes podem dar origem a mesas para área interna ou externa, painéis para televisão, jardineiras verticais, criado-mudo, entorno para piscinas, mesas de centro, camas, bancadas, sofás, etc. A variedade é imensa!

Vantagens do uso do paletes

A utilização de paletes geralmente é bem vantajosa, pois você talvez até consiga algumas peças de graça. Sim, é possível conseguir paletes de madeira utilizados principalmente em indústrias e centros de distribuição de lojas, em bom estado e prontos para uso.

São peças rústicas, mas sofisticadas, fortes, versáteis e com facilidade de reparação no caso de necessidade. Além disso, os paletes de madeira também podem ser reciclados, quando você adquirir móveis novos.

Desvantagens do uso de paletes

É importante também que você conheça o outro lado da moeda, ou seja, os contras da utilização de paletes para decorar sua casa e fabricar móveis.

Essas peças são um ambiente adequado para o surgimento de bactérias se não forem tratadas corretamente. Então, é preciso pensar duas vezes antes de colocar comida ou bebida próximos de paletes (mesas, sofás) ou colocá-los em ambientes úmidos (entorno de piscina).

Também é preciso levar em consideração que os paletes já vêm de outro lugar, se você optar por peças usadas. Elas podem ser fonte de bactérias ou fungos, principalmente se você pegá-los usados ou descartados no lixo. É preciso que estejam bem secos, mas saiba que limpar um palete não é muito fácil.

Dicas de utilização

Prós e contras da utilização de paletes informados, cabe a você escolher se farão parte da sua decoração. Como dissemos, é preciso mantê-los limpos para que não haja proliferação de fungos e bactérias, mas isso é possível com o uso de produtos impermeabilizantes ecologicamente corretos.

Se você optar por utilizá-los, terá móveis que aliam sustentabilidade com charme, sofisticação e baixo custo. Confira algumas dicas de utilização abaixo:

Cama

Você pode fazer uma cabeceira e uma base para colchão totalmente de paletes. Basta lixar e pintar as peças de madeira de acordo com o tom predominante no quarto (paredes, decoração, estilo, etc.).

A dica aqui é deixar um bom espaço na parte do colchão onde ficam os pés ou nas laterais, assim você ganha também um criado-mudo.

Sofá

Você pode fazer modelos altos ou baixos, com ou sem braços e também com ou sem encosto. Ou seja, dá para fazer sofás com paletes de maneira totalmente personalizada e criativa.

Depois, é só encomendar ou fazer almofadas para as peças de madeira, individuais ou uma peça só.

Mesa de centro

Se você quiser, pode tornar a sua mesa de centro a atração da sala. É possível pintar a madeira com tintas coloridas ecologicamente corretas ou até na cor da madeira, tornando sua mesa um foco de sustentabilidade com muita criatividade.

Para dar mais sofisticação ao ambiente, você pode usar um tampo de vidro.

Mesa de jantar

A dica do tampo de vidro é válida se sua mesa de centro costuma ser apoio para pratos ou copos. Da mesma forma, o tampo é obrigatório para mesa de jantar, para que não haja proliferação de fungos e bactérias.

Os pés da mesa de jantar podem ser de palete ou de ferro, unindo charme e sofisticação com cadeiras requintadas. O mesmo vale para mesas de escritório.

Utilização versátil

A utilização de paletes mencionada nas sugestões acima é bastante comum, mas temos também outras ideias bem criativas, algumas inusitadas.

Você pode utilizar essas peças de madeira para fazer uma adega, uma prateleira, um pendente, bancos, um balanço... São muitas formas de decorar sua casa com pouco investimento. Só não economize na criatividade!

X