Saúde Integral

13/12/2016 10h00

Águas saborizadas

Receitas deliciosas, com muito sabor, para se hidratar nos dias mais quentes.

Por Nosso Bem Estar

BAIBAZ /ADOBE STOCK / NBE
Sabo

Para se refrescar e manter o corpo hidratado no verão, é imprescindível beber vários litros de água por dia

O verão está para começar e as altas temperaturas já chegaram. Para se manter hidratado e refrescar o corpo durante a estação mais quente do ano, conheça sugestões de águas saborizadas.

O líquido mais saudável

Para se refrescar e manter o corpo hidratado no verão, é imprescindível beber vários litros de água por dia. Também podemos tomar chás gelados, refrigerantes, sucos, isotônicos, etc., mas com certeza a água é o líquido mais saudável e indicado nessa situação.

Porém, você pode incrementar a sua bebida colocando ingredientes saborosos e naturais, como frutas, ervas e especiarias.

Preparo rápido e fácil

Preparar águas saborizadas é rápido e fácil, o resultado é delicioso e não compromete sua saúde. Afinal, elas não levam conservantes, adoçantes nem corantes artificiais.

Costuma-se colocar frutas cítricas ou vermelhas, ervas e especiarias na água gelada, podendo beber a mistura durante o dia todo. A dica é especial para quem não gosta muito de tomar água in natura, mas também para quem deseja inovar no sabor, sem abrir mão da hidratação.

Limão, hortelã e erva-doce

Essa é a primeira receita de águas saborizadas e inclui uma fruta cítrica e duas ervas muito cheirosas e saborosas.

O limão deve ser cortado em rodelas, sendo que o tipo mais indicado é o siciliano, pois é o mais aromático. Pegue ramos de hortelã e erva-doce e junte-os, amassando-os levemente. Coloque os ingredientes em uma jarra e acrescente água, de preferência já gelada (ou com gelo).

Misture tudo e sirva pelo menos uma hora depois, para dar tempo de os sabores se manifestarem.

Dica: substitua a hortelã por laranja. E a casca da fruta cortada em espiral pode incrementar o líquido.

Morangos congelados

Águas saborizadas também podem ser feitas de forma inovadora, como essa sugestão de morangos congelados.

Corte os frutos em pequenos pedaços e coloque-os em formas de gelo. Preencha os espaços com água e leve ao freezer. Quando os cubos estiverem congelados, jogue-os em uma jarra e sirva em seguida. Ao derreter, você terá uma bebida deliciosa e refrescante.

Dica: misture outras frutas vermelhas, principalmente de tons diferentes, para deixar sua água ainda mais bonita e colorida. Vale misturar açaí, mirtilo, cereja, framboesa, melancia, maçã, etc.

Canela e limão

Águas saborizadas que levam frutas cítricas e especiarias hidratam, refrescam e têm um toque todo especial de sabor.

Para fazer essa bebida, coloque um limão já cortado em rodelas dentro de uma jarra cheia de água, acrescentando canela em pau em seguida. Deixe a mistura gelar por algum tempo, para que os sabores se pronunciem.

Dica: o limão pode ser substituído por maçã, fazendo a tradicional combinação com canela.

Frutas cítricas

Quando se fala em frutas cítricas, normalmente as pessoas pensam em limão e laranja. Porém, as águas saborizadas também podem ser feitas com outros ingredientes desse tipo, como kiwi, acerola, abacaxi e tangerina.

Se for usar laranja, corte a casca em espiral e coloque junto na jarra ou somente como decoração.

Fã de especiarias

Mas, se você for muito fã de especiarias e preferir utilizá-las no lugar das frutas, por que não?

A sugestão da vez são águas saborizadas que contenham gengibre (em rodelas ou pequenos pedaços), alguns cravos e canela em pau. A mistura não tão doce deve ficar na geladeira por pelo menos uma hora.

Como consumir a bebida?

Como citamos nas receitas, as águas saborizadas podem ser consumidas durante o dia todo, mas devem ser preparadas com pelo menos uma hora de antecedência. E devem ser consumidas no mesmo dia.

Elas podem ser bebidas à vontade, mas a mistura com água de coco, por ser calórica, deve ser maneirada (máximo 400 ml por dia). Teste suas receitas e refresque-se desde já!

Auxílio na dieta

Se você se interessou pelas dicas acima, mas está na dúvida se vai preparar água com acréscimo de ingredientes, confere essa: dependendo da mistura, as águas saborizadas podem até auxiliar na dieta. Sabe por quê?

Como são substitutas de refrigerantes e outras bebidas açucaradas, elas são uma alternativa natural e sem calorias. Além disso, o uso de ingredientes termogênicos (como a canela) pode acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura.

Você pode também colocar outros itens na sua água saborizada, como verduras e legumes. E a água natural pode ser substituída por água de coco.

X