Bem-estar

05/12/2016 09h00

Gravidez saudável

Descubra quais são os nutrientes necessários para você antes e durante a gestação

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Grav

Não se esqueça de fazer todos os exames recomendados, bem como de consultar seu obstetra regularmente

Mulheres que desejam engravidar devem incluir alguns alimentos saudáveis em sua dieta, que farão com que a gestação seja facilitada e mais segura. Confira a seguir quais são estes nutrientes.

Ácido fólico

É de conhecimento de todos que o ácido fólico é um ingrediente indispensável para gestantes. Porém, sua ingestão é recomendada desde o desejo de gestação, já que é fundamental para a formação do sistema nervoso do futuro bebê.

Você encontra ácido fólico no feijão, nozes, brócolis, espinafre, frutas cítricas, couve e também na forma de suplementos alimentares vendidos em farmácias e lojas especializadas em produtos naturais.

Ferro

Este mineral é essencial para o início da gravidez, por isso pode ser consumido também por mulheres que desejam engravidar. O ferro é muito importante para bebês e crianças, pois possui papel importante no desenvolvimento do cérebro. O nutriente é encontrado no feijão, lentilha, espinafre, sementes de gergelim, entre outros.

Vitamina C

Diferente dos outros itens citados, a vitamina C é importante para casais que desejam engravidar porque interfere positivamente na fecundação. A ovulação é induzida e há aumento no número de espermatozóides nos homens.

Por isso, se você planeja ter um filho em breve, deve apostar em uma alimentação rica em laranja, limão, acerola, morango, kiwi, manga, morango e mirtilo, por exemplo.

Cálcio

O cálcio é um nutriente que deve ser consumido em grande quantidade pelo sexo feminino, mas especialmente pelas mulheres que desejam engravidar. Isso porque o mineral vai contribuir para a boa formação dos ossos do bebê durante a gestação. Boas fontes de alimentos que o contêm são leite e seus derivados, brócolis e verduras de folhas escuras.

Vitamina B6

Essa vitamina contribui para uma boa gestação porque auxilia na regulação hormonal. Gestantes que a consomem com frequência podem ter menos enjôos matinais, além de contribuírem diretamente para o desenvolvimento do cérebro do bebê.

A vitamina B6 é encontrada no frango e no peru, além de sementes de girassol, arroz, espinafre e cenoura.

Zinco

Assim como a vitamina C, o zinco também auxilia na fecundação, sendo outro mineral recomendado. A substância contribui para uma boa ovulação, melhorando a fertilidade, além de aumentar a produção de sêmen nos homens.

Portanto, casais que planejam filhos devem comer grãos integrais, nozes, aves, leite e derivados.

Peixes

Os peixes devem ser consumidos por mulheres que desejam engravidar porque são alimentos ricos em selênio e ômega 3. Os nutrientes contribuem para melhorar a qualidade dos óvulos que poderão ser fecundados.

Castanhas

Elas são fonte de selênio e zinco, dois minerais citados como fortalecedores da fertilidade. Além disso, são ricas em gorduras boas, que favorecem a alimentação saudável.

Filé de frango

Se mulheres que desejam engravidar consumirem frango, além de obterem vitamina B6 e zinco, já mencionados, também obterão boas quantidades de proteínas e combaterão a anemia.

Ovo cozido

O alimento é rico em proteínas e vitamina B12. A ingestão deste último deve ser feita juntamente com o ácido fólico, para melhorar o desenvolvimento do feto (principalmente nos três primeiros meses).

Porém, em alguns casos de gravidez de risco, o consumo de vitamina B12 é contraindicado. Antes de comer ovos cozidos ou outros alimentos que a contenham, consulte o seu obstetra.

Frutas e legumes

As fibras das frutas e legumes contribuem para o bom funcionamento intestinal, além de serem importantes porque eliminam as toxinas que afetam a fertilidade.

 Tomate

Esta fruta, especialmente, melhora a qualidade do óvulo por conter licopeno, um antioxidante poderoso.

Cuidados especiais

Além da ingestão de alimentos e nutrientes, é recomendável que as mulheres que desejam engravidar pratiquem exercícios físicos e durmam oito horas por noite. Estes cuidados especiais garantirão boa saúde para a mamãe e para o bebê.

Não se esqueça de fazer todos os exames recomendados, bem como de consultar seu obstetra regularmente.

X