Bem-estar

21/11/2016 09h00

Turista é a vovozinha

Intercâmbio na terceira idade vem crescendo muito

Por Filipe Marcel

Arquivo Nosso Bem Estar
Grand

Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros estão Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda.

Existe um novo perfil circulando cada vez mais pelas agências de intercâmbio, formado principalmente por pessoas acima dos 60 anos. Dispostas a deixar a rotina de lado e viajar para outro país por um período de, no mínimo, duas semanas, elas descobriram nessa modalidade uma maneira de vivenciar melhor a cultura local, praticar outro idioma e ainda ter a chance de ficar hospedadas em casas de família, onde podem compartilhar suas experiências, ao mesmo tempo em que são amparadas, mesmo estando longe de casa.

A vantagem do intercâmbio na terceira idade em relação aos outros tipos de viagens é que a agência não apenas assume todas as burocracias, como também se responsabiliza pela qualidade da acomodação e pelos contratempos que eventualmente surgem após a recepção no aeroporto. A agência de intercâmbio S7 Study, uma das maiores do país, revela que a venda de pacotes para pessoas na faixa da terceira idade já se mostra 7% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros estão Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Para atender essa parcela, a S7 investe tanto na abertura de unidades físicas, entre elas uma recém inaugurada em Recife, como no atendimento online 24 horas. Tudo para garantir o conforto e a atenção exigida por essa parcela de público, que apresenta necessidades diferentes dos jovens que a agência geralmente envia para os mesmos destinos.

Assento preferencial

A aposentada gaúcha Dione Poisl, de 64 anos, decidiu que 2016 seria o ano de realizar a sua tão aguardada viagem para o exterior, onde poderia finalmente aprender inglês. Depois de passar por uma cirurgia inesperada para a retirada dos seios, ela não se deixou abater. Arrumou as malas e partiu para a cidade de Halifax, no Canadá. Ela conta que o sonho de visitar um lugar distante e diferente era antigo, mas a possibilidade de ficar hospedada em uma casa de família fez com que ela finalmente colocasse os seus planos em prática. “A minha anfitriã me recebeu com muito carinho. Ela cozinhava as refeições, deixava tudo na geladeira e sempre se mostrava preocupada com o meu bem-estar”. A escola selecionada pela S7 Study está entre as TOP 20 do ensino de idiomas no Canadá e, por isso, a amizade com os outros alunos foi rápida e divertida, rendendo diversos encontros e conversas descontraídas nos ônibus, pubs, shoppings e parques. “No último dia do curso até prepararam uma despedida para mim. E foi com tristeza que me despedi de todos. Fiz muitos amigos lá”, lembra. Além de conseguir aprimorar o inglês, a aposentada diz que a viagem de quatro semanas que conseguiu fazer sozinha, graças à ajuda da agência de intercâmbio, também trouxe a segurança que faltava em outras viagens, principalmente para explorar os arredores. “Nos finais de semana, cheguei a alugar um carro e viajei por toda Nova Scotia”, revela Dione.

Um estudo da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais revelou que 72% dos entrevistados elegeram o Canadá como destino para intercâmbio no último ano. Atualmente, mais de 360 mil pessoas de diversas partes do mundo procuram o país para participar de programas desse tipo todos os anos, a maioria com duração superior a seis meses.

Confira a seguir algumas opções de pacotes:

Londres - Inglaterra

Escola: Excel English

Oferecem um programa específico para alunos de 45 anos ou mais

15 horas por semana de curso + atividades por Londres

Aula de inglês com alunos de todas as idades e atividades específicas para os alunos de 45 anos ou mais

Acomodação em casa de família com café da manhã e jantar

Duração: 2 semanas

Valor: 2.644 libras

http://www.excelenglish.co.uk/adults/experience/prime-experience/

Halifax - Canadá

Escola: CLLC

Curso de inglês com alunos de todas as idades

Acomodação em casa de família com café da manhã e jantar

Duração: 4 semanas

Valor: 2.540 dólares canadenses

Dublin - Irlanda

Escola: International House - Dublin

20 horas de inglês por semana + Atividades específicas para os alunos de 50 anos ou mais

Acomodação em casa de família com cafe da manhã e jantar

Duração: 2 semanas

Valor: 1.150  euros

Nice - França

Escola: Alpha.b

15 lições por semana + Atividades específicas para os alunos de 50 anos ou mais

Acomodação em casa de família com cafe da manhã e jantar

Duração: 2 semanas

Valor: 1.490 euros

http://www.alpha-b.fr/en/alpha-b-french-language-course/courses-description#club-seniors

X