Saúde Integral

07/11/2016 10h00

Vermelhas e deliciosas

Conheça os benefícios de consumir as frutas da primavera

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Straw

Essas maravilhas da natureza proporcionam benefícios tanto externos quanto internos

A primavera é a estação mais florida e colorida do ano. Sempre pensamos em flores nessa época, mas por vezes nos esquecemos de que as cores também prevalecem nesses três meses devido às frutas. Conheça as frutas da primavera e saiba que benefícios elas podem nos oferecer com seu consumo.

Por que devemos consumir frutas vermelhas?

As frutas são alimentos que devem ser consumidos todos os dias. Porém, há um grupo especial que deve ser ingerido com muita regularidade, pois nos traz inúmeros benefícios. As frutas vermelhas são considerados os pequenos notáveis da natureza. Eles ajudam a emagrecer, cuidam dos cabelos, rejuvenescem a pele, previnem doenças e o envelhecimento precoce, melhoram o funcionamento do intestino e ainda por cima são alimentos deliciosos.

Essas maravilhas da natureza proporcionam benefícios tanto externos quanto internos. Externamente, as pessoas que os consomem têm a pele, as unhas e os cabelos mais bonitos.  Internamente, graças à sua quantidade de ferro, fósforo e cálcio, combatem a anemia e previnem as doenças do coração. Além disso, regulam as taxas de colesterol e de açúcar no sangue, assim como melhoram o trânsito intestinal e auxiliam no processo de cicatrização.

Para completar, há estudos para comprovam que o morango e outras frutas vermelhas são benéficos para combater o câncer de próstata.

Auxílio ao emagrecimento

Isso acontece porque essas frutas são ricas em água e fibras, mas pobres em calorias. É claro que, para que o objetivo seja atingido, deve ser feita uma alimentação equilibrada aliada a exercícios físicos, mas esse grupo de frutas colabora com a perda de peso também. Até porque as frutas vermelhas são ricas em uma fibra chamada pectina, que colabora com o fluxo intestinal. Assim, os músculos da região trabalham mais e melhor, aumentando a absorção de vitaminas hidrossolúveis (C, B1, B2, B6 e B12).

Quais são elas?

Apesar de serem chamadas de frutas vermelhas devido à coloração da casca, é possível notar exemplares desde o vermelho mais vivo até o arroxeado mais escuro.

O morango é rico em vitamina C, que auxilia na cicatrização de feridas, no fortalecimento dos vasos sanguíneos, na melhora da circulação e na absorção de ferro, combatendo anemias.

Além do morango, um fruto que está se popularizando no país é o Goji Berry. A pequena fruta não é originária do Brasil, mas casas de produtos naturais a vendem de diversas formas. Sua maior fonte é de vitamina C, mas também é possível encontrar vitaminas do complexo B, proteínas e minerais, todos eles com benefícios para o coração e o sangue.

O mirtilo tem uma cor arroxeada, bem escura, quase azulada. Essa fruta é encontrada mais facilmente na forma congelada e seu consumo traz benefícios para a pele, combatendo o envelhecimento precoce.

Outros exemplares são: groselha, amora, açaí, cranberry, framboesa, acerola, ameixa, cereja, jabuticaba, melancia, maçã e uva.

Como você deve consumir as frutas vermelhas

Para obter os benefícios mencionados, você deve consumir pelo menos três a quatro porções de frutas vermelhas por semana. Recomendamos também que haja variedade, pois cada uma é rica em nutrientes diversos.

No começo da primavera já é possível encontrar frutas vermelhas nas prateleiras dos supermercados, feiras e frutarias, mas elas são mais facilmente encontradas de novembro a fevereiro.

Se você quiser obter os benefícios das frutas vermelhas o ano todo, pode congelar a fruta in natura ou a polpa dos alimentos. Com elas, é possível preparar lanches, saladas e sucos deliciosos e muito saudáveis.

X