Planeta

31/10/2016 10h00

Mais bici!

Entenda porque muitos brasileiros estão adotando a bicicleta como meio de locomoção nas cidades

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Bici

Usar uma bicicleta como transporte alternativo é uma prática cada vez mais comum

As bicicletas sempre foram vistas como equipamentos para pedalar no tempo livre, associadas ao laser e também a atividade física. Porém, devido a diversas razões tem havido um grande incremento no uso da bicicleta como locomoção diária nas cidades, especialmente como meio de transporte.

Segundo uma pesquisa feita pela ONG Transporte Ativo em parceria com o Laboratório da Mobilidade da UFRJ, por um levantamento feito em dez cidades, houve um aumento de 45% de ciclistas que utilizam sua bicicleta como meio de transporte, com relação aos dados de dois anos atrás.

Transporte alternativo

Usar uma bicicleta como transporte alternativo é uma prática cada vez mais comum, especialmente nas grandes cidades. Além de ser um meio de locomoção sustentável, a prática é bastante saudável, pois faz com que o usuário movimente-se constantemente.

O uso da bicicleta como locomoção também contribui para a mobilidade urbana, pois diminui congestionamentos de trânsito, além de reduzir as horas em que as pessoas passam trancafiadas dentro de automóveis, trens, metrôs, etc.

Transporte mais barato

O brasileiro tem apostado no uso da bicicleta para locomover-se nas grandes cidades também porque é um equipamento econômico, de fácil manutenção e manuseio. Mas, não é só no Brasil que acontece essa prática. Na verdade em muitos países do mundo. Na China e na Índia, por exemplo, ela é muito utilizada e na Holanda é considerada o principal meio de transporte. Nas cidades holandesas, o trânsito foi totalmente adaptado para atender bicicletas, sendo que as ciclovias são prioridade do governo, assim como a segurança dos ciclistas.

A realidade do Brasil

No Brasil, a situação ainda é bastante diferente. O cidadão que pretende fazer uso da bicicleta como locomoção passa por dificuldades, já que muitas ruas não são estruturadas para sua utilização segura. Os ciclistas costumam disputar espaço com os carros, correndo o risco de sofrerem acidentes.

Se sua cidade não possui geografia muito acidentada e o clima estiver favorável para a prática, você pode fazer uso da bicicleta como locomoção, especialmente se as ruas possuírem ciclofaixas e ciclovias (já muito comuns em grandes cidades brasileiras).

Dicas para usar sua bicicleta com segurança

- Ande sempre no sentido dos veículos, é muito mais seguro do que ter os veículos na contramão.

- Use equipamentos de proteção individual, como capacete, luvas, óculos solar (que também te protegerá contra poeira, chuva, vento, insetos, areia, etc.) e coletes refletivos (se for se locomover em ambientes escuros).

- Equipe sua bicicleta com acessórios obrigatórios, como sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor no lado esquerdo. A campainha deve ser colocada no guidão, ao alcance do polegar.

- Se você fizer uso da bicicleta para locomoção, recomendamos que seu equipamento tenha cestas ou alforjes, pois eles serão úteis para levar seus objetos até o local desejado.

- Para evitar roubos, tenha sempre cadeado e correntes à mão, prendendo-os a objetos fixos, nunca no guidão ou no selim.

- No começo, poderá ser um pouco desconfortável percorrer longas distâncias com a bicicleta. Porém, depois que a prática vira um hábito, você pode ir cada vez mais longe.

 

Vantagens das bicicletas

- Excelente atividade física, contribuindo diretamente para melhoria na qualidade de vida;

- Transporte ecologicamente correto;

- Não exige custos com combustível ou passagem;

- Locomoção mais rápida;

- Contribui para a diminuição do fluxo de carros, diminuindo congestionamentos;

- Exige menos espaço para estacionamento;

- Baixo custo de manutenção.

X