Beleza

24/10/2016 08h00

Cronograma capilar

Conheça o método de cuidados que promete devolver a saúde dos seus fios!

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Hair care

A ideia do cronograma capilar é montar um calendário com datas fixas para que você reponha os nutrientes perdidos pelo seu fio

Nossos cabelos acabam sofrendo bastante com os danos causados pelo tempo, sol, piscina, mar, calor e vento, e pelos diversos tratamentos que fazemos em nome da beleza, principalmente as químicas e colorações e o uso excessivo de secador e chapinha.

Com o acúmulo desses danos, os fios perdem nutrientes, começam a cair e apresentam as temidas pontas duplas. Um bom corte é fundamental nesse processo de recuperação da maciez, brilho e textura de antes, mas outros cuidados são igualmente importantes. Entre eles, o cronograma capilar é um dos que mais têm feito sucesso entre as mulheres, já que dá a elas independência do salão de cabeleireiro e pode ser feito com produtos naturais.

Vamos entender como ele funciona?

O que é e como funciona o cronograma capilar

A ideia do cronograma capilar é montar um calendário com datas fixas para que você reponha os nutrientes perdidos pelo seu fio. Em geral, são três os procedimentos mais comuns: hidratação, reconstrução e nutrição. Para cada etapa, você deve usar uma máscara com as propriedades específicas.

Etapa de hidratação

Como o nome já diz, na etapa de hidratação você precisa repor a água que seu cabelo perdeu. Fios que precisam de hidratação são aqueles que estão sem brilho, armados e ressecados.

Para essa etapa, procure por uma máscara que contenha: glicerina, pantenol, aloe vera, extratos botânicos, vitaminas, mel, sacarose, derivados do açúcar ou proteínas hidrolizadas.

Cuidado: o excesso de hidratação pode deixar seus fios fofos e com um volume incontrolável! Se seus fios estiverem assim, diminua a quantidade de etapas de hidratação no seu cronograma capilar.

Etapa de nutrição

Na etapa de nutrição você precisa repor os nutrientes, principalmente as gorduras naturais, que seu cabelo precisa para ficar saudável. Cabelos que precisam de nutriente são aqueles que estão sem movimento, com bastante frizz e danificados por procedimentos químicos.

Na etapa de nutrição, seu cabelo precisa de uma máscara que contenha óleos vegetais, como as manteigas de karité, cupuaçu, cacau e outros tipos. O tradicional azeite de oliva extra virgem também pode ser usado nessa etapa se adicionado à sua máscara de hidratação.

Etapa da reconstrução

A etapa da reconstrução é importante para cabelos que precisam de reposição de massa e queratina: fios danificados, com textura disforme, quebradiços, com pontas duplas e porosidade.

Para essa etapa, procure por uma máscara com colágeno, queratina e seus aminoácidos.

Cuidado: a etapa de reconstrução deve ser feita, no máximo, duas vezes por mês. Excesso de reconstrução pode deixar seu cabelo rígido e sem movimento.

Montando o seu cronograma capilar

Você deve montar o seu cronograma de acordo com a necessidade do seu cabelo. Para cada etapa, você pode comprar uma máscara que contenha os ingredientes necessários ou fazer uma máscara caseira com produtos naturais. Elas devem ser feitas separadamente e é importante dar um intervalo de 48 horas entre uma etapa e outra.

Assim que seu cabelo estiver melhor, inicie um cronograma para cabelos saudáveis e mantenha a rotina pelo tempo que achar necessário.

Exemplo de cronograma para cabelos com danos leves

1ª semana

Segunda: Hidratação

Quarta: Hidratação

Sexta: Nutrição

2ª semana

Segunda: Hidratação

Quarta: Nutrição

Sexta: Hidratação

3ª semana

Segunda: Hidratação

Quarta: Nutrição

Sexta: Reconstrução

4ª semana

Segunda: Hidratação

Quarta: Nutrição

Sexta: Hidratação

Quais ingredientes naturais você indica para os cuidados com os cabelos? Compartilhe conosco nos comentários!

X