Planeta

18/10/2016 10h00

Aberta a temporada de chuvas

Saiba como proteger a sua casa durante esse período e não sofra com danos causados por tempestades e outras agressões causadas pelos agentes externos.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Light

A água que pode entrar na casa durante a época de chuvas pode danificar a rede elétrica, ainda mais se for acompanhada de raios e trovões

Durante a chamada temporada de chuvas, que ocorre de forma mais contínua e intensa a partir da primavera, é preciso tomar alguns cuidados para proteger a sua casa e a sua família. Conheça alguns procedimentos básicos e não deixe para tomar as providências quando o problema já tiver se instalado.

Danos na rede elétrica

A água que pode entrar na casa durante a época de chuvas pode danificar a rede elétrica, ainda mais se for acompanhada de raios e trovões. O primeiro passo para proteger a sua casa é isolar as tomadas instaladas em áreas onde há água ou umidade.

Caso apareçam goteiras em pontos de luz, a recomendação é desligar o disjuntor geral da casa.

Você pode fazer uso de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos caso estiverem secos, sempre com calçados de borracha (por exemplo, chinelos). Porém, a recomendação não é válida caso haja raios, pois a descarga pode encontrar a rede elétrica. Nesse caso, quando algum aparelho está em uso, a pessoa pode levar choque.

Se acontecer, é preciso desligar o disjuntor com um cabo de madeira (material isolante elétrico) e isolar a área.

Proteção contra mofo

Você também pode proteger a sua casa contra mofo na temporada de chuvas. Ele pode estar presente em objetos, armários, paredes, etc. e é uma situação muito comum quando há umidade excessiva.

A dica é abrir, quando possível, janelas e portas, assim o ambiente pode ficar arejado e o vento leva o mofo para longe de sua casa. Quando o sol aparecer, exponha as roupas e objetos à luz solar.

Recomenda-se que as roupas sejam lavadas somente em dias ensolarados, para que o mofo não se acumule, nem cheiro ruim se instale nas peças. Organize-se, quando possível, para fazer isso. E sempre deixe os armários abertos, para ventilar, quando abrir portas e janelas.

Ao sair do banho, deixe as portas e janelas do banheiro abertas. Assim, evita-se escurecimento do teto e dos rejuntes devido ao mofo. A dica, para evitar fungos, é sempre ventilar o ambiente. Se não houver janelas, instale um exaustor para dar conta da função.

Contudo, se sua casa já possui pontos de mofo, a solução é evitar a proliferação. A limpeza deve ser feita imediatamente, com esponja macia embebida em água e detergente neutro.

Proteção contra animais peçonhentos

Mais uma dica para proteger a sua casa na temporada de chuvas e essa recomendação se refere a animais peçonhentos e insetos, pois eles costumam se proliferar nesse período, principalmente os escorpiões.

A dica é acabar com a infestação de baratas e manter os ralos cobertos com tela, pois os escorpiões se alimentam de baratas. Além disso, é necessário manter a higiene dentro de casa e no quintal, tampando as lixeiras para evitar a proliferação de ratos.

Feche as janelas

Para proteger a sua casa durante a temporada de chuvas, feche as janelas ao sair. Parece um aviso bobo, mas é algo que acontece com frequência. Deixar a chuva entrar em casa pode danificar o piso, as tomadas, os móveis e os aparelhos eletrônicos.

Então, antes de sair, faça a conferência geral e não se preocupe se a chuva desabar de uma hora para outra em sua ausência.

Limpe canais de escoamento

Outra recomendação importante, mas, por vezes esquecida, é a limpeza dos canais de escoamento de chuva. Estamos falando de calhas, telhas e ralos da residência, que devem estar limpos e sem obstruções. Assim, a água pode passar livremente, sem entupir e provocar inundações.

O que fazer em caso de alagamentos

Caso haja alagamento em sua região, fique atento ao nível de água que invade seu quintal e sua residência, em momentos de chuva forte. Se necessário, para proteger a sua família, vá para um abrigo seguro e leve consigo os animais de estimação.

Não suba no telhado para resolver problemas de goteira durante a chuva. Faça a manutenção preventiva e solucione o caso quando o sol aparecer novamente.

Tomando-se precauções como essas, você pode proteger a sua casa e a sua família no período de chuvas, aproveitando a temporada para curtir momentos especiais de forma segura.

X