Beleza

29/01/2014 14h28

Cuidados naturais para os cabelos no verão

Como manter a saúde dos fios expostos ao sol, mar, vento e piscina

Por Nosso Bem Estar

NIKADA/ ISTOCKPHOTO/ NBE
Cabelos ver%c3%a3o

Trate com carinho seus fios e os mantenha lindos e saudáveis

Tomar um banho de sol, dar um mergulho no mar ou piscina, pegar vento na beira da praia... O verão traz esses presentes, mas também pede alguns cuidados para que os cabelos se mantenham saudáveis mesmo com tanta exposição. Por isso preparamos abaixo algumas dicas que vão ajudar você a dar um belo trato e proteger os fios.

Mas antes vamos entender um pouco quais são os fatores que mais danificam os cabelos nessa época. O primeiro deles é a exposição ao sol. Os raios UVA e UVB reduzem a queratina, ressecando inclusive o couro cabeludo, que às vezes chega a descamar. O sal e a areia também provocam perda de líquido e abre a cutícula dos fios, que ficam endurecidos e sem brilho.

O vento, apesar de fazer bem para a alma, às vezes deixa aqueles nós que destróem os cabelos na hora de desembaraçar. O cloro da piscina também é outro grande vilão, pois é responsável pelas pontas duplas, fios quebrados e esverdeados.

Saiba agora como fazer para amenizar os danos causados por essa exposição. :)

Película de proteção
Use chapéus e aposte em recursos naturais como o óleo de coco. Ele é refrescante, frio e grande protetor da pele e dos cabelos.

Saiu do mar ou da piscina?
Então derrame água doce nos fios, que devolve toda a vitalidade ao cabelo. Procure lavar bem os cabelos para retirar o sal e o cloro.

Cabelos ressecados?
Aproveite para tomar banhos frios e dê um alívio para o seu couro cabeludo produzir a oleosidade natural necessária.

Sem agressões
É hora de dar um tempo para o secador e a chapinha. Experimente usar um pente de madeira.

Aproveite a noite
Faça tratamentos noturnos como banhos de creme ou óleos.

Cabelos negros
Para as morenas, uma dica é, depois de lavar, aplicar um chá de folhas de hortelã bem concentrado. Ele ajuda a recuperar o brilho dos fios.

Mechas naturais
Se quiser fazer um charme dando uma clareada em algumas partes do cabelo, aposte em aposte em chá de camomila! Basta aplicar em todo o cabelo antes de tomar sol.

Tratamento caseiro

Queremos compartilhar com você uma receita caseira que é uma beleza! O melhor desta hidratação é que, além de natural e muito eficiente, você não vai precisar gastar quase nada: a maior parte dos ingredientes está na sua cozinha.

O ovo há muito é utilizado como um poderoso hidratante capilar, assim como o iogurte, enquanto o azeite em alguns lugares é utilizado sozinho tanto no cabelo quanto na pele para melhorar a textura e a hidratação e, ainda, prevenir o ressecamento. Fora estes ingredientes, a vitamina E é um poderoso antioxidante capaz de dar muito brilho aos fios do cabelo e a babosa (aloe vera) é uma maravilha para as madeixas!

Ingredientes

1 gema de ovo
1 cápsula de vitamina E (facilmente encontrada em qualquer farmácia)
1 pote de 150 ou 200 g de iogurte natural, sem cor
1/3 do potinho de iogurte será a medida do azeite de oliva
1 folha de babosa cortada em pedaços
Utensílios

1 recipiente de plástico e um batedor de ovos para misturar
Toalha de cabelo
Touca de banho
Modo de preparo

Coloque a gema no recipiente, em seguida adicione o líquido da cápsula de vitamina (abra a cápsula gelatinosa com a ajuda de uma tesoura) e o iogurte, bata misturando bem os ingredientes.

Depois, acrescente o azeite e, por último, abra os pedaços da folha de babosa e com a ajuda de uma colher retire a parte gelatinosa e coloque-a na mistura. Mexa bem a mistura e estará pronta para usar.

Como aplicar o hidratante capilar

Divida o cabelo em mexas e aplique a máscara em cada uma delas, de baixo para cima, evitando a proximidade com a raiz. Coloque uma touca de banho e por cima a toalha, deixe agir por 30 minutos e lave o cabelo normalmente, mas no último enxágue use água fria!

Pronto: seu cabelo lindo, natural, sem frizz e cheio de brilho e o seu bolso preservado com esta receitinha!

Fonte: Redação Nosso Bem Estar, Lar Natural www.lar-natural.com.br

X