Agenda

Arte adriana kauati
Agosto
24
TALK SHOW E NOITE DE AUTÓGRAFOS "SÌNDROME DO iMPOSTOR"
De Dóris
TALK SHOW & NOITE DE AUTÓGRAFOS - Evento Gratuito

“SíNDROME DO IMPOSTOR, Superação pela Autocientificidade”
Autora: Adriana Kauati


A presente obra apresenta conceitos teóricos sobre a síndrome e as vivências pessoais da autora da pesquisa realizada para superação desta psicopatologia.

A Síndrome do Impostor, psicopatologia que se caracteriza pelo sentimento de impostura, farsa, fraude, diante das próprias conquistas e dos elogios recebidos (não é, de modo algum, quando a pessoa se comporta igual a um impostor ou um farsante). A pessoa tem um sentimento intenso de falta de autenticidade em relação a imagem de competência que passa para as outras pessoas, mesmo se tiver êxitos reais. No início das pesquisas da Síndrome do Impostor, na década 70, acreditava-se que esta psicopatologia atingia somente as mulheres, mas atualmente pesquisas já mostram que atinge homens e mulheres, jovens e idosos, e membros de qualquer raça.

O esforço para parecer o que não é, seja para mais ou para menos, pode levar a um desgaste emocional da pessoa. Causa frustração, devido o indivíduo algumas vezes nem tentar ir atrás do que deseja, por achar que não vai conseguir, ou se sabotar se depreciando, por exemplo, em uma entrevista de emprego. A ansiedade é um sintoma muito presente nesta psicopatologia, podendo também levar a depressão.

Por que algumas pessoas com reconhecida competência têm dificuldades em assumir os próprios talentos? Quais as consequências desta postura na vida pessoal e profissional? Como superar esta síndrome? A convivência no meio acadêmico com pessoas de reconhecida competência, porém com dificuldade de assumir suas qualidades, motivou a autora a pesquisar este comportamento e a descobri-lo em si mesma.

Os resultados obtidos levaram ao reconhecimento e autossuperação da Síndrome do Impostor, e este livro tem por base experiências pessoais vivenciadas pela autora, que trouxeram resultados positivos e práticos através da utilização de técnicas para superação desta síndrome.

TÓPICOS QUE SERÃO ABORDADOS:

Você se sente uma fraude?
Acha que suas conquistas não são merecidas?
Você vive ansioso (a), pois sente que vai fracassar a qualquer momento?
Debates favorecendo o autoconhecimento.
Aumento do nível de lucidez quanto à própria realidade.


Adriana Kauati é pesquisadora há mais de duas décadas, professora de mestrado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), engenheira eletrônica, mestre e doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ).
Pesquisa a Síndrome do Impostor há mais de 10 anos. Pesquisadora e Voluntária da Conscienciologia desde 2005.


TALK SHOW & NOITE DE AUTÓGRAFOS - Evento Gratuito

Data: 24 de agosto de 2018, sexta-feira, às 19h30.

Local: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia -
IIPC Porto Alegre
Rua São Manoel, 189 – Bairro Rio Branco.
Informações: 51 3224 0707
Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia - IIPC Porto Alegre Rua São Manoel, 189 – Bairro Rio Branco.
24/08/2018 19h30 - 24/08/2018 21h30